Museus de Ciência contribuem para o diálogo com a sociedade, o desenvolvimento do pensamento crítico e aproximação das relações entre a universidade e a sociedade. Algumas iniciativas de profissionais, atentos em preservar o patrimônio histórico-científico para futuras gerações, resultaram na criação dos museus de ciência que integram o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN.

 

Conheça nossos museus:

 

Museu da Computação da UFRJ

O antigo Núcleo de Computação Eletrônica (hoje, Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais) teve participação ativa no esforço nacional de construção de competências técnicas e conformação de uma indústria brasileira de informática.

O Museu da Computação da UFRJ busca resgatar a memória institucional e preservar uma história de pioneirismo e inovação, apresentando artefatos tecnológicos construídos dentro dos laboratórios de pesquisa em um período em que o país, e, em especial a UFRJ, mostrou sua capacidade de desenvolvimento tecnológico.

Mais do que apresentar peças, o Museu quer mostrar a história da construção de uma identidade nacional na área de Computação e expor os frutos do conhecimento que foi produzido na UFRJ. Os artefatos, oriundos das décadas de 1970, 1980 e 1990, compõem seu acervo.

Marcação de visitas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Museu da Geodiversidade - MGeo

Reúne cerca de vinte mil exemplares classificados nas seguintes coleções: Coleção de Minerais;  Coleção de Rochas; Coleção de Fósseis; Coleção de Icnofósseis; Coleção Didática; Coleção de Reconstituições; Coleção Arqueológica; Coleção Histórico-Científica.

Apresenta ações educativas de divulgação das Geociências, despertando o interesse da sociedade e promovendo o debate acerca de questões universais que afetam a humanidade e o planeta como um todo. Além de possuir um circuito expositivo com cerca de 600m2, onde são montadas exposições de longa duração, o Museu estabelece parcerias com outras instituições e organiza mostras temporárias no Centro de Estudos de Mudanças Ambientais – CEMA.

Localizado na Av. Athos da Silveira Ramos 274, Bloco F, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Funcionamento: de segunda a sexta, de 9h às 17h, sendo quarta até 20h. Entrada franca.

Agendamento de visitas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário reservado para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais.

 

Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos

Um dos mais antigos projetos de extensão universitária do Instituto de Química da UFRJ. O acervo do Museu é apresentado em eventos, em exposições itinerantes e em locais em públicos com o propósito de divulgar a trajetória da Ciência e da Química em nosso país.

Apresenta atividades com experimentos de Química e de Física com materiais antigos e modernos, e uma montagem de Tabela Periódica contendo cerca de 50 elementos (entre metais e não-metais), despertando o interesse dos participantes e capacitando os professores para realizarem experimentos com suas turmas.

Localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, nº 149, 7º andar Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Informações adicionais: telefone: (21) 3938-7555 ou  e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Museu Virtual do Observatório do Valongo

Apresenta parte do acervo que e foi resultado do projeto de extensão, chamado: “Conservação do Acervo Iconográfico, Bibliográfico e Instrumental do Observatório do Valongo/UFRJ para Visitação Pública”, coordenado pela profa. Silvia Lorenz-Martins e desenvolvido entre 2007 e 2015. Retrata parte da história do ensino da Astronomia no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.

Informações adicionais: e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Museu Virtual do Instituto de Física

Reuni Coleções de Ciência e Tecnologia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como subsídio para a pesquisa e construção da história e memória do ensino de física no Brasil. A partir de um  ambiente virtual permite o acesso a biografia docente, documentos administrativos, relatórios de pesquisa, mobiliário, fotografias e instrumentos científicos, com o objetivo de salvaguardar a memória do IF/UFRJ.

Informações adicionais: e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

UFRJ Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ