Os desafios do desenvolvimento científico e tecnológico mundial demandam, de forma cada vez mais ativa, a intervenção de profissionais flexíveis, com conhecimentos profundos e com capacidade de adaptação às novas realidades. Além disso, estes profissionais devem possuir análise crítica, criatividade, adaptabilidade às situações inusitadas e relacionamento cooperativo e integrado com vistas a aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Dentro destas perspectivas, o CCMN proporciona aos seus estudantes um ambiente acadêmico de excelência e diversificação do conhecimento, a partir de seus diversos cursos de graduação, pautados por princípios da ética, justiça, respeito, diálogo e solidariedade. A oferta de uma formação sólida viabiliza ao estudante a permanente atualização e o acompanhamento das mudanças na área de atuação, bem como a possibilidade de aprofundar sua formação através de estudos na pós-graduação. Durante os cursos procura-se estimular os alunos a realizarem trabalhos que os coloquem em contato direto com a prática e a participar de projetos de extensão, de iniciação científica e de educação, favorecendo o aprimoramento de conhecimentos e experiências em sua área de formação.

Na UFRJ os cursos de graduação e a política acadêmica a eles relacionada são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação - PR1. No âmbito da Decania do CCMN as articulações com a PR-1 são realizadas pela Coordenação de Integração Acadêmica de Graduação, que conta com o apoio administrativo da Seção de Ensino.

O CCMN oferece 21 cursos de graduação nas áreas de ciências básicas e da terra, sendo 15 cursos com grau de bacharel e 06 cursos com grau de licenciatura, dos quais 02 na modalidade de ensino a distância (EaD), oferecidos pelo consórcio CEDERJ.

Um dos cursos de graduação, o Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra - BCMT, é de responsabilidade de quatro Unidades do CCMN (IF, IGEO, IM  e OV). O BCMT tem como objetivo formar, em nível superior, profissionais com perfil multidisciplinar nas áreas de Matemática, Física, Computação e Ciências da Terra, com sólida base conceitual nessas áreas, aliada a uma formação, também de caráter introdutório, a uma das linhas de pesquisa desenvolvidas na UFRJ, e em particular no CCMN, que seja pouco ou não contemplada nos cursos tradicionais oferecidos atualmente.

UFRJ Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ