Inaugurado em 17 de março de 2006, o Centro Cultural Professor Horácio  Macedo é um moderno complexo arquitetônico destinado para atividades culturais, reuniões e conferências. Além do auditório, que comporta 487 lugares, sendo conhecido popularmente como Roxinho e que, na década de 80, foi palco de grandes eventos e berço de lutas históricas dos movimentos docente e sindical, o complexo inclui a Biblioteca Central, uma área de exposições e um Centro de Convivência. Seu nome é uma homenagem ao professor Horácio de Macedo, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Professor Horácio Macedo

 

Horácio Cintra de Magalhães Macedo nasceu no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1925 e faleceu em sua cidade natal em 24 de fevereiro de 1999. Formou-se em Química Industrial pela Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) em dezembro de 1943.

Nomeado em 1953 professor de Físico-Química da Escola Nacional de Química, com a Reforma Universitária, foi lotado no Instituto de Química da UFRJ. Foi Decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, de 1982-1985. Em 1985, tornou-se o primeiro reitor brasileiro eleito pela comunidade universitária.

 

 

UFRJ Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ